
A Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, realizou nos dias 10 e 11 de julho a 13ª Conferência Nacional de Assistência Social. Com o tema “20 anos do SUAS – Construção, Proteção Social e Resistência”, o evento foi uma oportunidade para discutir o desenvolvimento do município junto à sociedade civil, focado nas demandas da população mais vulnerável.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) tem o papel fundamental de assegurar direitos e proteger grupos como famílias, crianças e idosos, por exemplo. Por isso, fortalecer esse sistema ouvindo a própria sociedade civil é uma iniciativa de grande impacto.
A conferência foi dividida em 5 eixos. Foram eles:
Eixo 1: Universalização do SUAS: Acesso Integral com Equidade e Respeito às Diversidades;
Eixo 2: Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS: Inovação, Gestão Descentralizada e Valorização Profissional;
Eixo 3: Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social, Segurança de Renda e a Inclusão Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS);
Eixo 4: Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Eixo 5: Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.
Após as discussões, é montado um relatório para apresentar ao Estado. Ou seja, com participação e inclusão, foi possível construir ideias com capacidade de transformar vidas.