A Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria da Mulher, está transformando a vida de muitas carpinenses através da oferta de cursos e oficinas gratuitas. Além do aprendizado, as mulheres ganham autonomia financeira e novas fontes de renda.

Já foram diversos cursos e oficinas realizados, em diferentes áreas. Os últimos foram o de Confecção de Bonecas, Costura Criativa de Bolsas e o de Pintura, que acontece regularmente na secretaria. Muitas participantes relatam ja estar lucrando com os ensinamentos que receberam.

Verônica Maria, de 41 anos, conta que já participou de seis cursos e oficinas oferecidos pela prefeitura e alcança resultados positivos: “Atualmente estou desempregada, então é uma forma de me capacitar e me qualificar. Uma das oficinas que participei foi a de confecção de bijuterias, hoje eu vendo e lucro bastante. Também já participei de um curso de gastronomia e, recentemente, fui premiada com o 3° lugar no Concurso Gastronômico do CICARTE”, relatou.

O CICARTE – Circuito de Conexões Artesanais – foi um evento que gerou oportunidade de exposição do trabalho de diversas mulheres, não só de Carpina, mas da região. Durante todos os dias de evento, diversas artesãs já beneficiadas por cursos e oficinas da Secretaria da Mulher marcaram presença com seus produtos à venda. Além disso, mensalmente, acontece a Feira do Artesanato, realizada no Centro do município como mais uma atração para o fim de semana.

Alem de alcançar a autonomia financeira, participar das oficinas também funciona como uma terapia para muitas participantes, como é o caso de Sueli Bezerra de Mello, de 52 anos: “Poder sair às tardes e não ficar em casa dormindo para mim é maravilhoso. Eu tenho um quadro de depressão profunda, então poder ter essas oportunidades para mim é tudo. Enquanto a prefeitura estiver colocando os cursos, mais eu estou fazendo, porque para mim está sendo muito satisfatório”, afirma.

A secretária da Mulher, Izaura Pessoa, reforça os propósitos do oferecimento dos cursos, que alia empreendedorismo com bem-estar: “Elas vêm para cá e sorriem, saem de casa, conhecem outras mulheres, trocam ideias e formam uma grande família. Elas encontram habilidades e competências e se empolgam para cair no mercado do trabalho. Muitas vezes, conseguem até abrir um negócio. Já tivemos testemunhos de mulheres que, aqui, aprenderam a cuidar de cabelos, de unhas, abriram o seu salão e hoje têm a sua própria independência”, afirmou.

As oficinas são realizadas com diferentes apoios e parcerias, como Funcultura, IAUPE e SEBRAE. O compromisso da Prefeitura de Carpina é estar sempre em busca de garantir novas oportunidades para que mais mulheres sejam beneficiadas ou encontrem uma nova capacitação.