
Durante os dias 13 e 14 de agosto, a Prefeitura de Carpina realizou a 10ª Conferência Municipal de Saúde. O tema discutido foi: “A Carpina que temos, a Carpina que queremos: Fortalecendo o SUS com Equidade, Acesso e Humanização”. Um levantamento da Secretaria de Saúde apontou que 100% dos participantes consideraram que a conferência contribuiu para fortalecer a saúde do município.
O levantamento foi realizado através de um formulário on-line. No questionário, os participantes também responderam sobre a relevância dos temas abordados. Do total, 96,9% aprovaram que a escolha de temas. Provando, dessa forma, a qualidade e importância da iniciativa.
O principal objetivo da conferência foi construir, junto à sociedade civil, propostas de diretrizes para o SUS em Carpina, com foco na elaboração do Plano Municipal de Saúde de 2026-2029. A população participante discutiu sobre cinco eixos temáticos:
- Eixo 1 – Fortalecimento da Atenção Básica como porta de entrada resolutiva
- Eixo 2 – Qualificação da Atenção Especializada e Regulação
- Eixo 3 – Humanização da Rede e Cuidado Centrado no Usuário
- Eixo 4 – Gestão, Financiamento e Participação no SUS
- Eixo 5 – Vigilância em Saúde e Promoção da Vida
Ao todo, foram formuladas 40 propostas, sendo oito propostas por eixo temático. A partir das ideias, será possível ampliar o olhar sobre as necessidades do município e avançar na área da saúde.