
A Prefeitura de Carpina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, realizou uma reunião com os feirantes que atuam no Centro do município nesta segunda-feira (12). A conversa teve como tema a determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco para reorganização de parte da feira para outro espaço.
Durante o encontro, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rafaela Britto, explicou as circunstâncias da determinação. O processo passou a ser analisado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em 2023, após uma denúncia de uma moradora da Rua Herculano Bandeira, que alegou insatisfação pela presença da feira nas proximidades, especificamente na Rua José Batista Ramos. Diante da denúncia, o órgão pediu ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio da 2ª Vara Cível da Comarca de Carpina, a “antecipação de tutela”. Ou seja, pediu para que a situação fosse solucionada com urgência.
Após isso, foi realizada uma audiência no dia 31 de outubro de 2023, em que o então prefeito de Carpina, Manuel Severino da Silva, conhecido como Botafogo, assinou um termo que garantia a realocação total da feira do Centro de Carpina para um pátio que nunca chegou a ser construído. O termo assinado declara: “O Município se compromete em 18 (dezoito) meses fazer a remoção total da feira para um pátio específico a ser construído estruturado para tal fim, não podendo ser realocada para outras vias públicas”. Ou seja, o prazo terminou no dia 30 de abril de 2025.
Diante da situação, a Prefeitura de Carpina esteve em contato com a Justiça desde o início da gestão, em janeiro de 2025, a fim de conseguir um acordo que atendesse à solicitação judicial e, ao mesmo tempo, não prejudicasse os feirantes. Com os esforços da gestão, a Justiça aceitou que fosse realizada não a remoção total da feira do Centro, mas apenas a reorganização dos feirantes da Rua José Batista Ramos em outras localidades.
Dessa forma, os trabalhadores serão reacomodados na Herculano Bandeira, na Praça Lourival da Silva Bastos e na Rua São Sebastião. Para que isso seja possível, será realizada a redução de tamanho de alguns bancos da feira. Toda a situação foi apresentada aos feirantes durante a reunião desta segunda (12) e acordada entre todos.
A Prefeitura de Carpina reconhece a importância da feira para o comércio e para a economia do município. Por isso, agir para o bem desses trabalhadores é e continuará sendo um compromisso da gestão.